3/12/2015

Nebulosa cabeça de cavalo

Nebulosa Cabeça de Cavalo

A nebulosa Cabeça de Cavalo é uma nebulosa escura na constelação de Orion. A nebulosa está localizada logo abaixo de Zeta Orionis, estrela que faz parte do cinturão de Órion. Está a aproxidamente 1500 anos-luz da Terra. É uma das nebulosas mais identificáveis devido à forma de sua nuvem escura de poeira e gases, que é semelhante à de uma cabeça de cavalo. Foi observada pela primeira vez em 1888 por Williamina Fleming na chapa fotográfica B2312 do observatório da Universidade de Harvard.
Astrônomos utilizaram o Telescópio Espacial Hubble para fotografar a famosa Nebulosa Cabeça de Cavalo em luz infravermelho, para marcar o 23º aniversário do telescópio da NASA/ESA, que foi lançado pelo ônibus espacial Discovery em 24 de abril de 1990.
Nebulosa Cabeça de Cavalo vista no Espectro Visível.
Nebulosa Cabeça de Cavalo vista no Espectro Infravermelho.

A Nebulosa Cabeça de Cavalo agraciou livros de astronomia desde a sua descoberta mais de um século atrás, sendo um dos alvos favoritos para astrônomos amadores e profissionais. É sombria à luz óptica, mas afigura-se transparente e etérea quando vista em comprimentos de onda infravermelhos.
O Hubble tem produzido belas imagens e descobertas astronômicas por duas décadas. Durante esse tempo, ele se beneficiou de uma série de atualizações de missões com ônibus espaciais, incluindo a adição da Wide Field Camera 3, que registrou a nova imagem da Nebulosa da Cabeça de Cavalo.
A Nebulosa Cabeça de Cavalo faz parte da Nuvem Molecular Orion, localizada à cerca de 1.500 anos-luz de distância, na constelação de Orion. A nuvem também contém outros objetos conhecidos como a Grande Nebulosa de Órion (M42), a Nebulosa da Chama, e o Loop de Barnard. É uma das regiões de formação estelar mais próximas.


Adaptado de: http://astronomosbrasil.com/um-novo-olhar-sobre-a-nebulosa-cabeca-de-cavalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para que possamos oferecer conteúdos cada vez melhores.